Você deseja saber qual geladeira consome menos energia 2021? Saiba que os modelos mais recentes são os que menos consomem energia, especialmente se você comparar a relação de custo-benefício. Há várias inovações tecnológicas nestes modelos, desde o simples fato de ter duas portas e evitar aberturas desnecessárias do freezer, ou frost free, que gastam um pouco mais mas evitam desligamentos para limpezas e degelo com uso de força extra na hora de ligar, até tipos de gás ecológico e vários outros fatores. Algumas contam com listas e avisos de prazo de validade, tudo para diminuir o número de aberturas e, consequentemente, economizar.
Qual geladeira consome menos energia 2021?
Para descobrir qual geladeira consome menos energia 2021 você deve analisar alguns fatores, e o site Compre sua Geladeira está aqui para ajudar exatamente nisso.
Um dos fatores que contribui para um maior gasto de energia é a tecnologia frost free. Portanto, você pode optar por excluir das buscas esse modelo.
No entanto, você pode considerar que modelos convencionais demandam de tempo para limpeza e degelo, tempo seu que poderia ser usado em outras atividades, sejam elas mais rentáveis ou para descanso. Você gastará mais talvez com luz e produtos de limpeza extras, ou até com contratação de alguém para o serviço, e a economia não fará sentido.
Um critério bem objetivo, porém, de consumo, é a capacidade em litros. Quanto maior, mais a geladeira será exigida. Confira.
Mais litros, mais consumo
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, os modelos mais recentes de geladeiras consomem muito menos energia elétrica. Uma antiga em média consome 150 kWh por mês.
Já um modelo recente pode consumir de 25 a 67,4 kWh.
Então, se você quer “o melhor de dois mundos”, uma geladeira que atenda suas necessidades, não sendo nem muito pequena, nem muito grande, nem consuma tanto, o ideal é considerar um modelo que tenha no máximo 402 litros de capacidade.
Uma geladeira de 280 litros consome 25 kWh; uma de 360 litros, consome 31,5 kWh. Já uma geladeira com freezer de 350 consome 53,1 kWh. Enquanto isso, uma geladeira com freezer de 400 litros consome 58,1 kWh e uma geladeira com freezer de 440 litros já pula para 67,4. Então, sugerimos listar as opções até 402 litros.
Geladeira com até 402 litros
A geladeira de até 402 litros com melhor média foi a geladeira refrigerador Duplex Electrolux DF44 402 litros Frost Free Branco 220 V e também a sua versão 110 V. Ambas são boas opções de geladeira duplex. Este modelo da Electrolux tem 60cm de largura e 187cm de altura.
A capacidade do freezer é de 112 litros e a do refrigerador de 290 litros, totalizando os 402 litros de capacidade total.
O fato de contar com duas portas por si só já contribui bastante para evitar que abra a geladeira precisando só do freezer, por exemplo. Assim você otimiza as aberturas de porta. Por falar nisso, é bem importante lembrar que um aparelho como a geladeira não faz tudo sozinha. Algumas atitudes suas vão contribuir para saber qual geladeira consome menos energia 2021.
Outros fatores que influem em um gasto maior de energia
Há muitos fatores que influem em um gasto maior de energia. A voltagem pode ser um deles, mas, atualmente, se a fiação estiver em ordem, não haverá muita diferença, em geral ligeiramente a favor do modelo 220V.
Fios mais grossos suportam mais a tensão, e em geral as fiações mais novas já vem com a medida adequada.
Lembrando sempre que quanto mais você expuser a geladeira ao calor, mais ela irá gastar energia para trabalhar. Por isso, evite colocá-la em um local onde pegue sol, e também mantenha distância mínima de 10cm das paredes laterais e de fundo.
Outro cuidado bem básico é só abrir a porta quando souber o que vai pegar para evitar aberturas desnecessárias.
Assim você certamente vai economizar ainda mais, independente do modelo de geladeira que escolher.
Selo Procel de energia elétrica
Sempre que você estiver pensando em adquirir algum produto como uma geladeira, ou mesmo outro eletrodoméstico, consulte a sua classificação no Selo Procel de eficiência energética. Este selo vai propiciar sempre aos consumidores a identificação de quais os produtos eletrodomésticos que apresentam com os melhores níveis testados de eficiência energética conforme a categoria – incluídos aqui refrigeradores, máquinas de lavar roupas, todos os tipos de ar condicionado, entre outros.
Com essas informações todas aí sim você saberá se aquele produto realmente consome menos energia que outro similar. Desconfie daquele que não possua o selo ou tenha uma classificação inferior.
Fazendo esta consulta, além de você ficar a par sobre qual geladeira é mais econômica em termos de preço poderá também contar com uma geladeira que seja econômica também em relação à conta de energia elétrica. E, aproveitando, pode também impactar menos no meio ambiente.
Leia também
- Cupom desconto geladeira
- Passo a passo para envelopar Geladeira
- Geladeira Frost Free barata
- Como escolher geladeira para comprar
- Qual melhor geladeira com 1 porta
- Qual melhor geladeira sibe by side
- Qual melhor geladeira duplex
- Qual melhor geladeira French Door
- Qual geladeira é mais econômica em 2022?
- Qual melhor geladeira inverse?
- Guia 2022: Qual geladeira comprar?
4 Comentários
Obrigada pelas informações, foram muito úteis;
Tudo muito bem explicado e esclarecido;
Grata!
Obrigada, estou querendo comprar uma geladeira pra família pequena. Mas quero uma econômica. Vcs podem me indicar uma e onde comprar?
Muito bom o artigo, apenas uma correção: A espessura do condutor (fio) diz respeito a sua capacidade em conduzir Corrente Elétrica, não a tensão da mesma.
Uma geladeira de 110V demandará o dobro da corrente elétrica de uma geladeira de 220V, considerando a mesma potência. Se a fiação for mais fina do que a recomendada, ela aquecerá (efeito Joule) causando maior gasto de energia elétrica.
Quanto a Eletrolux pagou por este anúncio? Geladeiras da Panasonic tem consumo bem menor. Há ainda geladeiras da Philco, Samsung e diversas outras que tem consumo menor que o citado nessa “matéria” promocional.