O refrigerador, aquele seu eletrodoméstico tão amado também tem uma história oculta. Veja aqui uma lista de 5 fatos desconhecidos sobre refrigeradores que vão fazer você gelar sua espinha. Hehe.
Brincadeira, são só fatos interessantes sobre geladeiras 🙂
Fato #1 sobre refrigeradores: em Portugal é frigorífico
Nossos amigos portugueses tem uma mania estranha de chamar coisas pelo nome errado. Neste caso, chamam o nosso eletrodoméstico favorito de frigorífico. É claro que o termo, em si, está correto. Afinal a língua é deles e eles usam a palavra que quiserem para geladeira! Ora pois.
O pessoal lusófono da Áfríca é menos sangrento (aham…) e para eles geladeira é geleira.
Vejam como a Wikipedia define este item essencial de qualquer cozinha:
Frigorífico (português europeu) ou refrigerador (português brasileiro) (também conhecido por geladeira no Brasil, e geleira em Moçambique e Angola), é um utensílio eletrodoméstico utilizado na conservação de alimentos.
Fato #2 sobre refrigeradores: é um produto bem recente
Embora hoje 99% das casas brasileiras tenham pelo menos 1 geladeira, a primeira unidade fabricada no Brasil surgiu apenas em 1947 em uma pequena oficina catarinense que depois virou a Consul. A primeira frigidaire (como a minha avó fala…) data de 1916, obra de uma empresa norte-americana.
Em 1927 surgiu essa esquisitice chamada Monitor Top. Na época era um item bem bacana, que permitir a refrigeração fácil de perecíveis dentro de casa. O compressor neste modelo ficava sobre o armário para dissipar o calor mais facilmente.
Fato #3 sobre refrigeradores: a porta tem um segredo oculto
Hoje em dia é pouco comum encontrar refrigeradores com porta de trinco. Isso por que a um dado momento os fabricantes de geladeiras perceberam que o trinco de geladeiras oferecia era risco significativo para as famílias.
Acontece que algumas crianças decidiam se esconder dentro das geladeiras. Porém, caso não fossem encontradas logo acabavam sufocadas. Veja como o Fatos Desconhecidos definiu o problema:
Mas por que alguém iria querer abrir uma geladeira por dentro? A resposta é bem mais complicada do que pode parecer, afinal à primeira vista uma geladeira pode parecer um esconderijo perfeito para brincar de esconde-esconde em um dia de verão, exceto pelo fato de que antigamente você não conseguiria sair dela, é ai que aconteciam então as mortes por asfixia.
Após extensos estudos chegou-se a conclusão de que portas magnéticas eram uma solução elegante e segura. Uma criança de 3 anos em pânico conseguiria abrir uma porta dessas por dentro com facilidade, por exemplo.
Fato #4 sobre refrigeradores: esquimós usam geladeiras sim!
Muito se repete em cursos de vendas e marketing sobre a dificuldade de vender refrigeradores para esquimós. Afinal, para que serve um eletrodoméstico destinado a manter a comida fria em um ambiente que naturalmente fica congelado?
A resposta é simples. Comida exposta ao frio congela, fica feia e pode queimar/secar de forma não muito agradável. Assim, os cerca de 100 mil esquimós do Ártico costuma usar geladeiras para manter sua comida descongelada.
Antes delas, era preciso contar com a sorte e manter os alimentos dentro de peles de animais. Fonte.
Fato #5 sobre refrigeradores: existem smartfridges
O mundo anda muito louco ultimamente e o que mais precisamos logo depois da paz mundial e de um novo título do Vasco é uma geladeira que conversa com o seu dono e avisa quando falta cerveja.
Esta é a proposta da LG e seus eletrodomésticos conectados. Afinal, tudo o que precisamos é de um refrigerador com problemas para acessar a internet.
Leia também
- Cupom desconto geladeira
- Passo a passo para envelopar Geladeira
- Geladeira Frost Free barata
- Como escolher geladeira para comprar
- Qual melhor geladeira com 1 porta
- Qual melhor geladeira sibe by side
- Qual melhor geladeira duplex
- Qual melhor geladeira French Door
- Qual geladeira é mais econômica em 2022?
- Qual melhor geladeira inverse?
- Guia 2022: Qual geladeira comprar?